quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Olha aii Vamos tomar conhecimento!!!! Próximo semestre chegando.

Sustentabilidade....
Este conceito de sustentabilidade vem sendo ampliado. Por exemplo, no documento Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, elaborado a pedido do Ministério do Meio Ambiente (MMA), são consideradas as seguintes dimensões de sustentabilidade:
1. Sustentabilidade social: ancorada no principio da equidade na distribuição de renda e de bens, no principio da igualdade de direitos a dignidade humana e no principio de solidariedade dos laços sociais.
2. Sustentabilidade ecológica: ancorada no principio da solidariedade com o planeta e suas riquezas e com a biosfera que o envolve.
3. Sustentabilidade econômica: avaliada a partir da sustentabilidade social propiciada pela organização da vida material.
4. Sustentabilidade espacial: norteada pelo alcance de uma equanimidade nas relações inter-regionais e na distribuição populacional entre o rural/urbano e o urbano.
5. Sustentabilidade político-institucional: que representa um pré-requisito para a continuidade de qualquer curso de ação a longo prazo.
6. Sustentabilidade cultural: modulada pelo respeito à afirmação do local, do regional e do nacional, no contexto da padronização imposta pela globalização.

Gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos urbanos e industriais. Prof. Denize Dias de Carvalho
Geralmente o gerenciamento interno é de exclusividade da empresa, mas o externo, muitas vezes, fica por conta de empresas contratadas, o que dificulta o trabalho da empresa sendo a mesma responsável por todas as fases. O conhecimento do responsável pela manipulação, remoção, transporte, armazenamento, disposição e controle dos resíduos sólidos também é indispensável. Outro fator vital é a questão do cumprimento da legislação pertinente e dos objetivos traçados pela empresa, para assegurar esse programa de gerenciamento. Com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos é necessário, inicialmente, a identificação da fonte de geração com qualificação e quantificação através da caracterização por amostragem, análise e classificação. Após essa fase inicial, o procedimento abrange as seguintes etapas (Araújo, L.S., 2001): 1. Medidas preventivas: Geração da menor quantidade possível minimização na geração; Segregação em local adequado para evitar a diluição dos materiais pelas águas de chuva e que fiquem dispostos ao tempo; Rótulos e etiquetas para a identificação; Separação dos resíduos entre si, para evitar a contaminação dos menos perigosos com os outros e para que não ocorram reações químicas entre os diferentes materiais. Medidas corretivas Identificação do tipo de tratamento a ser utilizado. As diretrizes para o tratamento de resíduos consiste em : Definição de processos de produção, tendo em vista as características qualitativas e quantitativas dos resíduos resultantes; Desenvolvimento dos estudos de tratabilidade para avaliação dos possíveis tratamentos; Conceituação dos processos tendo-se em vista a eficiência de remoção de poluentes e o impacto que irão provocar ao meio ambiente. Identificação das empresas que realizarão serviços de tratamento, análise e transporte; Elaboração de um plano de tratamento que é enviado ao Órgão Ambiental, junto com o laudo de caracterização do resíduo, para que o Órgão emita a autorização; Transporte do resíduo por uma empresa devidamente licenciada, que terá a responsabilidade de encaminhar, junto com o resíduo, a documentação necessária; Recebimento do resíduo pela empresa de tratamento, retirada de uma amostra testemunha e pesagem; Tratamento; Emissão do comprovante de destinação final do resíduo emitido pela empresa; Arquivamento por um período de 5 anos das notas fiscais de transporte e do comprovante de destinação final do resíduo.

Ler tudo sobre a disciplinas que estão por vir.
By Aline Bitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário